1: CONHEÇA

Passo 1: CONHEÇA

Conheça o Evangelho e compreenda plenamente sua decisão de seguir a Jesus.

 

O que é o Evangelho?

O “Evangelho” são as boas novas sobre Jesus de que, por Ele ter levado os pecados do mundo, podemos ter um relacionamento com Deus.

 

Sim. Você pode ter um relacionamento com Deus! E não importam os erros que você tenha cometido, Deus o convida para Sua família.

 

Aqui está o Evangelho, a história de como Deus o salvou de seu pecado:

 

O Evangelho

Deus criou o mundo e todas as coisas que nele há. No princípio, os homens e mulheres estavam em um relacionamento com Deus, o amor estava no centro de tudo, e as coisas eram boas.

 

Contudo, esse relacionamento mudou quando as pessoas pecaram contra Deus. O momento em que as pessoas desobedeceram a Deus, quando a criatura decidiu que sabia mais que o Criador, foi quando o pecado e a morte entraram no mundo. Naquele momento, os homens e mulheres foram separados de Deus.

 

O Efeito do Pecado

Esse momento de separação de Deus chama-se “a queda”, e você pode ler mais sobre ela em Gênesis 3 (no começo da Bíblia)

 

Após a queda, as pessoas tentaram preencher o vazio em forma de Deus que ficou no coração delas com todo tipo de coisas: deuses falsos, troféus, dinheiro, sexo, guerra e realização humana. Nada disso prosperou, e, durante séculos, os homens e mulheres viveram em seu próprio pecado sem nenhuma maneira de se salvarem.

 

Na verdade, nosso mundo atual ainda é afetado pelo pecado. O mundo está repleto de maldades, doenças e morte – tudo produto do pecado. E as pessoas continuam tentando preencher o vazio em forma de Deus com outras coisas que não são Deus.

 

Foi nesse tipo de mundo que você nasceu. “Porém, as vossas iniquidades”, escreveu o profeta Isaías, “fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaías 59:2).

 

Paulo, o primeiro fundador de igrejas, escreveu que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).

 

Não podemos consertar a nós mesmos

Os homens e mulheres são incapazes de resolver seu próprio problema do pecado.

 

Deus sabe disso.

 

Por isso, Ele enviou Jesus para salvar Seu povo. João, o amigo mais próximo de Jesus, escreveu: “O Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo”. Quando Jesus morreu na cruz, Ele

1. Tomou sobre Si o castigo que todos nós merecíamos por nossos pecados.
2. Perdoou e cobriu o pecado de todos – passados, presentes e futuros.
3. Tornou possível que homens e mulheres tivessem um relacionamento com Deus novamente. Por quê? Quando Deus olha para as pessoas, Ele vê homens e mulheres sem pecado por causa do que Jesus fez na cruz.

 

As boas novas do Evangelho dizem que Jesus veio a este mundo para derrotar o pecado e a morte para sempre e dar a vida eterna a todos que n’Ele creem. Que ótima notícia!

 

Paulo, o fundador de igrejas, disse assim: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23).

 

O Dom Gratuito de Deus

Então, como os pecadores recebem o dom gratuito de um relacionamento eterno com Deus? É simples. Pela Fé! Basta crer que Jesus é seu Salvador e dizê-lo em voz alta. Paulo escreveu: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9).

 

Se você está decidindo agora mesmo tornar-se um seguidor de Jesus, faça esta oração a Deus:

 

“Querido Deus, estou arrependido das coisas erradas que fiz na vida. Obrigado pelo dom de seu filho Jesus. Creio que Ele morreu por mim e que Ele está vivo. Creio que, por causa d’Ele, sou perdoado e liberto de todos os meus pecados. Estou pronto para viver para Ti. Por favor, entre em minha vida e me encha com Seu Espírito Santo. Esteja comigo eternamente. Obrigado por me convidar para Sua família! Em nome de Jesus, Amém.

 

Você Foi Adotado

Hoje, se você fez essa simples oração, você foi perdoado e adotado na família de Deus por causa do que Jesus fez por você. Seu relacionamento com Deus foi restaurado, você agora é uma nova criatura, e o pecado não mais o separa d’Ele.

 

Você pode confiar nesta verdade bíblica: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17).

 

Bem-vindo à Família de Deus!

 

Vamos Simplificar:

 

4 temas importantes do Evangelho

 

Estes são quatro temas importantes da história do Evangelho para ajudá-lo a se lembrar dele e de como ele faz a diferença em sua vida:

 

1. Amor

Deus ama você e tem um plano para você.

 

A Bíblia diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Jesus disse: “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” — uma vida plena e cheia de propósito (João 10:10).

 

2. Separados

Somos pecadores e separados de Deus.

 

Todos nós já fizemos, pensamos ou dissemos coisas ruins, que a Bíblia chama de “pecados”. A Bíblia diz que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). O salário do pecado é a morte, a separação espiritual de Deus (Romanos 6:23).

 

3. Jesus

Deus enviou Jesus para morrer por seus pecados.

 

Eis a boa notícia: Jesus morreu em nosso lugar para que pudéssemos ter um relacionamento com Deus e estar com Ele eternamente. “Porém, Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8).

 

Porém, a morte d’Ele na cruz não foi o fim. Ele ressuscitou e ainda vive!

 

“Jesus Cristo morreu por nossos pecados… Ele foi sepultado… Ele ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3-4).

 

Jesus é o único caminho para Deus.

 

Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6).

 

4. Ore

Ore para receber o perdão de Deus.

 

Orar é simplesmente falar com Deus. Ele conhece você. O que importa são a atitude de seu coração e sua honestidade. Faça uma oração como esta para aceitar Jesus como seu Salvador:

 

“Jesus Cristo, estou arrependido das coisas erradas que fiz na vida. Obrigado por morrer na cruz por mim, por me libertar de todos os meus pecados e por me perdoar hoje. Por favor, entre em minha vida e me encha com Seu Espírito Santo. Esteja comigo eternamente. Obrigado, Jesus!”

 

Qual é o próximo passo? Crie um Grupo Bíblico

Organize um Grupo Bíblico com seus amigos, reunindo-se semanalmente e lendo esses versículos juntos. Isso o manterá incentivado a crescer em sua nova fé. O estudo desses versículos da Bíblia o ajudará a aprender a confiar plenamente em Deus e a ter um relacionamento mais profundo com Ele.

 

• João 14:6
• Efésios 2:8-9
• Romanos 10:9
• Atos 2:21
• 2 Pedro 3:9

2: LEIA

Passo 2: LEIA

Leia a Bíblia para descobrir quem é Deus e como Ele pensa

 

Você Pode Conhecer a Deus

Uma das primeiras perguntas que um novo seguidor de Jesus faz é: “Como saber o que Deus espera de mim?” A resposta é simples: leia a Bíblia.

 

A Bíblia é a palavra inspirada de Deus que conta a história infinita de Deus buscando as pessoas que Ele ama. Ela foi escrita durante centenas de anos, contando a história e os planos futuros para Seu povo. Passar o tempo lendo Suas palavras nos ensina duas coisas:
1. Quem é Deus
2. O que Ele quer de nós

 

Por causa disso, a Bíblia nos transforma, molda nosso coração e nossa vida e nos aproxima de Deus.

 

O que Deus diz sobre a Bíblia

Na Bíblia, Deus diz três coisas importantes sobre Suas palavras. Estes são versículos sobre o poder da Bíblia para você se lembrar à medida que crescer em sua nova fé em Jesus.

 

1. A Bíblia é a verdadeira palavra de Deus – “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17). A Bíblia não está apenas cheia de palavras para ler quando você está perto de outros cristãos. Ela está cheia de verdade útil para sua vida diária – verdade que o instrui para toda boa obra.

 

2. A Palavra de Deus é viva e eficaz porque é inspirada por um Deus vivo e eficaz – “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12). Pelas palavras da Bíblia, Deus tem o poder de mudar e transformar você na pessoa que Deus quer que você seja.

 

3. Quanto mais da palavra de Deus temos em nosso coração, mais Deus é capaz de nos levar para mais perto d’Ele. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119:11). Existem todos os tipos de más influências neste mundo que nos tentam a viver como não devemos viver. Podemos lutar contra essas tentações quando conhecemos as palavras de Deus e o que Ele espera de nós.

 

O que fazer agora?

Todos os cristãos, especialmente os novos, devem ler e estudar a Bíblia todos os dias.

 

O livro de João é um ótimo lugar para começar. A leitura do livro de João o ajudará a entender melhor a história de Jesus e como ela afeta sua vida.

 

No começo, às vezes a Bíblia pode ser confusa. Tudo bem. Não desanime! Continue lendo a palavra de Deus e, quando algo não estiver claro, ore e peça a Deus clareza.

 

Uma ferramenta útil para entender partes da Bíblia é escrever as respostas para estas três perguntas:
• O que o versículo diz sobre Deus?
• O que o versículo diz sobre as pessoas?
• Como obedecer ao que está escrito?

 

Lembre-se de que o objetivo da leitura da Bíblia é ter um relacionamento melhor com Deus e viver como Deus quer que você viva. Faça da leitura da Bíblia uma parte regular de sua vida diária e observe as coisas surpreendentes que Deus fará como resultado de seu compromisso!

 

Crie um Grupo Bíblico.

Organize um Grupo Bíblico com seus amigos, reunindo-se semanalmente e lendo esses versículos juntos. Isso o manterá incentivado a crescer em sua nova fé. O estudo desses versículos da Bíblia o ajudará a aprender a confiar plenamente em Deus e a ter um relacionamento mais profundo com Ele.

 

• 2 Timóteo 3:16-17
• Hebreus 4:12
• Tiago 1:22
• Salmos 18:30

3: ORE

Passo 3: ORE

Ore a Deus. Converse com Ele.

 

Nós temos uma linha direta de comunicação com o Criador do universo! Você crê nisso? É maravilhoso pensar que nosso Deus perfeito quer ouvir pessoas imperfeitas como nós.

 

Não Complique

Se você é como a maioria das pessoas, pode complicar demais seu relacionamento com Deus. Porém, não precisa ser assim. Seu relacionamento com Deus é igual a seu relacionamento com seus melhores amigos – vocês se importam um com o outro, passam tempo juntos e valorizam o que a outra pessoa tem a dizer.

 

A oração é simplesmente passar tempo com Deus e conversar com Ele. É uma conversa sincera com Ele, na qual você reconhece que os caminhos d’Ele estão além do que você pode entender. Basicamente, a oração o ajudará a aprender como confiar em Deus com tudo em sua vida.

 

Comece a Orar

Essa simples ideia pode parecer assustadora. Se é assim para você, saiba que não está sozinho. As pessoas tiveram que aprender a orar por séculos. A melhor maneira de descobrir como falar com Deus é começar a fazer isso! Encontre um tempo todos os dias em que você possa se sentar tranquilo e começar a conversar, exatamente como você conversaria com seu melhor amigo.

 

Na Bíblia, Deus nos diz duas coisas importantes sobre a oração:

 

1. Ele nos pede para falar e apresentar nossos pedidos a Ele. Em Sua palavra, Ele nos diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7). Quanto mais oramos, mais confiamos em Deus. E quanto mais confiamos em Deus, menos ansiosos nos sentimos perante a vida.

 

2. Ele nos lembra de que nossas orações são poderosas. “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16). O crescimento em nosso relacionamento com Deus significa que somos transformados nas pessoas que Ele quer que sejamos. E quanto mais crescemos como cristãos, mais poderosas nossas orações se tornam.

 

A.C.A.S.

A verdade é que não é necessário usar uma fórmula específica para orar a Deus. Porém, existe um modelo – uma maneira de estruturar suas orações – que tem sido útil para muitas pessoas ao longo dos anos. Ele se baseia no acrônimo “A.C.A.S.”, que significa: Adoração, Confissão, Ação de Graças e Súplica.

 

• Adoração é expressar seu amor a Deus.
• Confissão é admitir seus pecados e pedir perdão a Deus.
• Ação de Graças é expressar gratidão a Deus por Sua graça e perdão em nossa vida e dizer “obrigado” por tudo o que Ele tem feito.
• Súplica é pedir ajuda a Deus em sua vida e na vida de outras pessoas.

 

Encontre um tempo todos os dias para orar e conversar com Deus!

 

Crie um Grupo Bíblico.

Organize um Grupo Bíblico com seus amigos, reunindo-se semanalmente e lendo esses versículos juntos. Isso o manterá incentivado a crescer em sua nova fé. O estudo desses versículos da Bíblia o ajudará a aprender a confiar plenamente em Deus e a ter um relacionamento mais profundo com Ele.

 

• Filipenses 4:6-7
• 1 João 5:14
• Jeremias 29:12
• 1 Tessalonicenses 5:16-18
• Colossenses 4:2

4: OUÇA

Passo 4: OUÇA

Ouça a voz de Deus.

 

Todo homem e mulher que já orou ansiou por uma resposta clara de Deus, uma resposta específica a um pedido específico.

 

Afinal, Deus promete que, se nos chegarmos a Ele, Ele se chegará a nós (Tiago 4:8). Portanto, é lógico pensar que Ele quer não apenas ouvir você, mas também falar com você. A chave para descobrir o que Deus quer lhe dizer tem tudo a ver com VOCÊ!

 

Sem Distrações

A chave para descobrir e entender as respostas de Deus a suas orações é parar e ouvir. Vamos ser sinceros, você está tão sobrecarregado com o ruído e as vozes que vêm de todos os lados, que pode ser difícil se concentrar em uma única tarefa. Se é difícil fazer uma tarefa, imagine como é difícil ouvir Deus no meio dessas distrações!

 

Tudo isso significa que, para ouvir Deus, ouvir o que Ele está dizendo, é necessário encontrar um lugar tranquilo onde você possa aquietar seu coração e sua mente. Significa desligar o iPhone, tablet, computador e Apple Watch, que brigam por sua atenção.

 

Isto é o que a Bíblia nos instrui a fazer no livro de Mateus:
“Porém, tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Mateus 6:6)

 

Quando você se concentrar apenas em se ligar em Deus e ouvir o que Ele deseja compartilhar com você, você receberá orientação, esperança e respostas a suas orações.

 

3 Maneiras de Deus Falar

Existem pelo menos três maneiras pelas quais Deus fala. Claro que existem mais. Deus é Deus e pode falar com você do jeito que Ele quiser. Porém, estas são as maneiras comuns como você O ouvirá.

 

1. Deus nos fala através da Bíblia – Suas palavras inspiradas. Ela é chamada de “Palavra Viva” porque é inspirada por um Deus vivo cujas palavras transformam nossa vida toda vez que as lemos. Quando lemos a Bíblia, o Espírito Santo de Deus nos ajuda a ouvir Sua voz de um jeito específico a nossas circunstâncias atuais.

 

2. Deus nos fala com uma “voz mansa e delicada”. (1 Reis 19:12) Deus não vai gritar, espernear e exigir que você preste atenção. Em vez de ser autoritário, Ele quer que O encontremos no meio-termo. A verdade é que Ele está sempre falando conosco e o faz em um volume que nos obrigue a prestar atenção. Ele fala de maneira que, para ouvi-Lo, você precise sintonizar e ouvir atentamente.

 

3. Deus fala conosco por intermédio de uma “testemunha interior”. Quando você se torna seguidor de Jesus, Deus lhe dá o dom de Seu Espírito Santo. O Espírito Santo nos exorta quando tomamos más decisões, guia-nos quando precisamos de orientação e nos conforta quando estamos sofrendo. O Espírito Santo também age como uma ponte entre você e Deus. Às vezes, Deus se comunica do Espírito d’Ele para o seu, e então seu espírito se comunica com seu coração e mente. Deus não se comunica conosco do jeito como nós nos comunicamos. Ele se comunica do Espírito d’Ele para seu espírito, e então seu espírito se comunica com seu coração e com sua mente.

 

Isso é o que chamamos de testemunha interior. Pode ser um pensamento ou uma sugestão. É muito sutil. Para chegar ao ponto em que Deus fala com você dessa maneira, você precisa, novamente, encontrá-Lo em um lugar calmo e regularmente.

 

Quanto mais tempo você passa com o Senhor, e quanto mais você pratica a sintonia com a voz d’Ele, mais a voz d’Ele se torna uma voz que “troveja maravilhosamente” (Jó 37: 5).

 

Algumas pessoas dizem: “Então, Deus não fala comigo. Eu nunca O escutei!” Porém, esta é uma verdade importante: mesmo que você não sinta que Deus fala com você, Ele fala. Na verdade, Ele provavelmente está tentando chamar sua atenção agora.

 

Se você não está esperando ouvi-Lo, você nem sequer ligou o receptor!

 

Crie um Grupo Bíblico.

Organize um Grupo Bíblico com seus amigos, reunindo-se semanalmente e lendo esses versículos juntos. Isso o manterá incentivado a crescer em sua nova fé. O estudo desses versículos da Bíblia o ajudará a aprender a confiar plenamente em Deus e a ter um relacionamento mais profundo com Ele.

 

• Jeremias 33:3
• Filipenses 4:9
• Salmos 34:4
• Salmos 85:8
• Provérbios 1:33

5: CONECTE-SE

Passo 5: CONECTE-SE

Conecte-se a outras pessoas na comunidade cristã

 

Fazer parte de uma comunidade de fé não é apenas importante. Faz parte de seu propósito!

 

Deus não criou você para viver sozinho. Na verdade, a única vez que Deus disse que Sua criação “não era boa” foi quando o homem estava só. Então, Ele lhe deu uma parceira, a mulher, para viver com ele.

 

A verdade é que somos mais fortes quando vivemos a vida cristã junto com outros seguidores de Jesus – chamamos essa comunidade de “Igreja” dos cristãos. Você precisa de outros seguidores de Jesus ao seu redor para incentivá-lo e ensiná-lo as novas verdades sobre Deus. Você precisa de seguidores de Jesus para adorar e orar junto, para que sua fé se fortaleça.

 

Sua decisão de seguir a Jesus é a decisão mais importante que você já tomou. Continue intensificando seu relacionamento com Deus, encontrando amigos cristãos que possam apoiá-lo.

 

Pense nos cristãos que você conhece. Compartilhe essa ideia com eles e peça que conversem mais com você sobre a jornada deles na fé.

 

A Igreja

A palavra grega para “igreja”, usada na Bíblia, significa literalmente “reunião” ou “assembleia”. A essência da palavra é que os seguidores de Jesus se reuniam para viver em comunidade. Significa que as pessoas na igreja seriam unidas por Jesus, estudariam a palavra de Deus juntas, amando-se, incentivando-se mutuamente quando passassem por momentos difíceis, ajudando-se a se parecer mais com Jesus e vivendo como uma família cristã.

 

Agora que você se tornou cristão, é importante encontrar sua igreja, sua comunidade de seguidores de Jesus.

 

O Corpo de Cristo

Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18). Paulo, o primeiro fundador de igrejas, escreveu em sua carta aos cristãos em Éfeso: “O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Efésios 5:23) Em outras palavras, uma igreja pertence a Jesus.

 

Por causa disso, a igreja é descrita como “o corpo de Cristo”. Ele é a cabeça, e o povo é metaforicamente Seu corpo. Isso significa que cada seguidor de Jesus no mundo faz parte do corpo, servindo a um propósito único e maior do que as pessoas que estão fora do corpo. O corpo é chamado a cuidar de seu povo e reconhece que, se uma pessoa sofre, todos sofrem.

 

Servir

Como membros do “corpo de Cristo”, devemos pensar em como usamos nosso tempo, talentos e recursos para servir a Deus. Você tem um papel na Igreja, na família de Deus, e é importante passar o tempo pensando em seu propósito.

 

Um dos motivos pelos quais precisamos fazer parte de uma comunidade de cristãos é que, quando nos reunimos, encontramos nosso chamado, nosso propósito e o plano de Deus para nossa vida.

 

Crenças

Você pode estar pensando: “Que tipo de igreja devo procurar?” É claro que, se não houver muitas igrejas onde você está, talvez seja necessário construir uma comunidade em seu lar. Porém, se você tiver a oportunidade de procurar uma igreja, veja aqui uma lista de crenças ortodoxas bíblicas tradicionais que você deve observar. Se a comunidade de seguidores de Jesus adotar essas crenças, você ficará bem com a igreja:

 

• A crença em um Deus, que existe em três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele é amoroso, santo e justo.
• A crença de que a Bíblia é a Palavra de Deus. Ela é inspirada e correta. Ela é nosso guia perfeito em todos os assuntos da vida.
• A crença de que o pecado nos separou de Deus e que somente através de Jesus Cristo podemos nos reconciliar com Deus.
• A crença de que Jesus Cristo é Deus e Homem. Ele foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu uma vida sem pecado, levou todos os nossos pecados sobre Si, morreu e ressuscitou. Hoje, Ele está sentado à direita do Pai como nosso Sumo Sacerdote e Mediador.
• A crença de que a salvação é o dom de Deus para o homem. Esse dom é dado pela graça por meio da fé em Jesus Cristo e produz obras agradáveis a Deus.
• A crença de que o batismo nas águas é um ato externo que demonstra a identificação de um crente com a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus.
• A crença de que o Espírito Santo é nosso Consolador. Ele nos guia em todas as áreas de nossa vida. Ele também nos abençoa com dons espirituais e nos capacita a produzir os frutos do Espírito.
• A crença de que a Santa Comunhão é uma celebração da morte de Jesus e nossa recordação d’Ele.
• A crença de que Deus quer nos transformar, curar e nos fazer prosperar, para que possamos viver uma vida abençoada e vitoriosa que impactará e ajudará outras pessoas.
• A crença de que somos chamados a pregar o evangelho a todas as nações. Cremos que nosso Senhor Jesus Cristo está voltando novamente como Ele prometeu.

 

Em suma, procure um lugar onde você possa fazer parte de uma comunidade que o ajude a se aproximar de Deus e adorá-lo da maneira certa. Não é porque a igreja salva você. Somente Jesus faz isso. Porém, quanto mais você se aproxima de Deus, mais deseja adorá-Lo, aprender Sua palavra e construir uma comunidade com outros seguidores de Jesus.

 

Crie um Grupo Bíblico.

Organize um Grupo Bíblico com seus amigos, reunindo-se semanalmente e lendo esses versículos juntos. Isso o manterá incentivado a crescer em sua nova fé. O estudo desses versículos da Bíblia o ajudará a aprender a confiar plenamente em Deus e a ter um relacionamento mais profundo com Ele.

 

• Atos 2:42-44
• 1 Coríntios 12:21-31
• Efésios 4:15-16
• 1 Pedro 4:10
• Hebreus 10:24

6: ADORE

Passo 6: ADORE

Adore a Deus em tudo o que você fizer.

 

Você foi criado para um relacionamento com Deus. E não é só isso – você foi criado para adorá-Lo!

 

Nossa vida inteira deve ser um ato de adoração a Deus, portanto tudo o que dizemos ou fazemos tem um propósito.

 

Aprender a seguir a Jesus é sinônimo de aprender a adorar a Deus com sua vida.

 

O que é adoração?

Adoração é obediência, é viver como Deus quer que vivamos. É nossa resposta à bondade e à santidade de Deus. (Salmos 29:2) Em outras palavras, desejamos viver uma boa vida por causa de quem Deus é.

 

A adoração também é uma mentalidade – é maravilhar-se com a santidade, o poder e a bondade de Deus. Deus criou os céus e a terra, as inúmeras galáxias e as belas estrelas no céu. Ele mantém todas as coisas no lugar e tem paciência conosco quando erramos. Ele nos amou de tal maneira que enviou Seu único filho para morrer em nosso lugar, para que todos os nossos pecados e imperfeições pudessem ser lavados para sempre.

 

Quem não ficaria maravilhado com alguém assim?!

 

Por isso, adorar é uma mentalidade e um modo de viver. É um reconhecimento da santidade de Deus e um compromisso de viver sua vida como Deus quer.

 

Tipos de adoração

Aqui estão três exemplos práticos de adoração para ajudá-lo a entender como pode ser em sua vida diária:

 

1. Música. Uma das maneiras mais comuns de adorar a Deus é cantar para Ele. Em Colossenses 3:16, o primeiro fundador de igrejas, Paulo, nos instrui a cantar “salmos, hinos e cânticos espirituais” a Deus. O autor do Salmo 100:2 nos exorta a “entrar diante d’Ele com canto”. A música tem sido usada como expressão de adoração ao longo da história humana.

 

2. Inconformismo. Paulo, em sua carta aos primeiros cristãos em Roma, escreveu:” Rogo-vos, pois, irmãos… que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

 

Quando você permite que Deus o transforme em lugar do mundo, quando não se identifica com as expectativas do mundo, você está adorando a Deus.

 

3. Ação. A obediência não é verdadeira até que seja vivida.

 

• Quando perdoamos os outros como Deus nos perdoou e vivemos de maneira que agrade a Deus, isso é adoração!
• Quando paramos um pouco para agradecer a Deus, isso é adoração.
• Quando amamos nossa esposa e nossos filhos como Jesus ama a igreja, isso é adoração.
• Quando cedemos nossos recursos à igreja, isso é adoração.
• Quando mostramos graça a alguém porque Deus nos mostrou a graça, isso é adoração.

 

Adoração é nosso jeito de viver!

 

Conduza os outros à porta aberta

Pense na adoração assim: quando alguém segura uma porta aberta para você entrar em um edifício, ou se alguém paga sua refeição em um restaurante, você fica tão grato que deseja fazer o mesmo por outra pessoa. É isso que é adoração. Deus enviou Seu filho em uma missão de resgate para o mundo, mesmo sem merecermos. Adoração é fazer o mesmo pelas pessoas que Deus coloca em nossa vida.

 

Deus nos abriu a porta para um relacionamento com Ele. Cabe a nós viver de tal maneira que outras pessoas também queiram entrar pela porta. E quando isso acontece, vivemos uma vida de adoração!

 

Crie um Grupo Bíblico.

Organize um Grupo Bíblico com seus amigos, reunindo-se semanalmente e lendo esses versículos juntos. Isso o manterá incentivado a crescer em sua nova fé. O estudo desses versículos da Bíblia o ajudará a aprender a confiar plenamente em Deus e a ter um relacionamento mais profundo com Ele.

 

• Salmos 29:2
• Romanos 12:1
• Hebreus 10:25
• 1 Pedro 2:5-6
• Isaías 12:5
• Romanos 12:4-8

7: COMPARTILHE

Passo 7: COMPARTILHE

Compartilhe as boas novas de Jesus com outras pessoas.

 

Um dos primeiros passos que todos nós devemos dar como seguidores de Jesus é ser batizados. É assim que nós:
1. seguimos o exemplo de Jesus de ser batizado
2. proclamamos publicamente que somos seguidores d’Ele
3. compartilhamos com outras pessoas que cremos na morte, no sepultamento e na ressurreição de Jesus e que queremos viver para Ele.

 

O batismo não nos salva. Somente Jesus, e não nossas ações, podem fazer isso. Ser batizado é um símbolo importante do que aconteceu na vida e no coração de alguém que confiou em Jesus.

 

Quando somos batizados, começamos uma vida para compartilhar as boas novas com todos que Deus coloca em nosso caminho!

 

Chamado para compartilhar

Jesus chama Seus seguidores para compartilhar o Evangelho e ajudar outras pessoas a atender ao convite de Deus para se juntarem à família d’Ele.

 

Antes de deixar este mundo, Ele ordenou a Seus seguidores: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16).

 

Talvez a primeira coisa que você pense seja: “Eu não tenho condições de compartilhar o Evangelho com outra pessoa! Eu acabei de começar a compreendê-lo!” Se você pensa assim, saiba que não está sozinho. É assustador se imaginar falando da fé cristã com outra pessoa.

 

Princípios Básicos para Compartilhar sua Fé

Por mais assustador que possa ser, você pode confiar que Deus está com você para lhe dar força e as palavras certas a dizer. Com isso em mente, aqui estão três princípios básicos para compartilhar sua fé em Jesus com pessoas que não O conhecem:

 

1. Acima de tudo, viva sua vida em serviço genuíno a Deus, para que as pessoas percebam algo diferente em você. Viva uma vida íntegra para não ser visto como hipócrita. Comece a orar pelas pessoas ao seu redor, para que Deus abra o caminho para conversas sobre fé com elas.

 

Lembre-se de que Deus não está pedindo que você salve alguém, mas apenas compartilhe o que Ele fez em sua vida. Somente o Espírito Santo pode abrir os olhos e o coração das pessoas para a verdade de Deus.

 

2. Não tenha medo. Deus está com você em todos os momentos. Quando tiver a oportunidade de falar sobre sua fé, não tenha medo. Você não precisa saber todas as respostas possíveis porque Deus cuidará disso para você.

 

A única coisa que você precisa compartilhar é como Deus mudou sua vida. Concentre-se na diferença que faz seguir a Jesus. Basta explicar como todos somos pecadores e precisamos de perdão – Deus fará o resto.

 

3. Diga à outra pessoa que você não é diferente dela, usando palavras como “nós” e “nosso”. Seja dedicado e confiante e deixe Deus falar enquanto Se revela aos outros através de você.

 

A verdade é que você não tem ideia de quanto tempo Deus está trabalhando na outra pessoa e em você, então não desanime se demorar um pouco para alguém “entender”.

 

Crie um Grupo Bíblico.

Organize um Grupo Bíblico com seus amigos, reunindo-se semanalmente e lendo esses versículos juntos. Isso o manterá incentivado a crescer em sua nova fé. O estudo desses versículos da Bíblia o ajudará a aprender a confiar plenamente em Deus e a ter um relacionamento mais profundo com Ele.

 

• Romanos 6:3-5
• Lucas 3:21-22
• Mateus 28:19
• Marcos 16:15
• Salmos 105:1
• 1 Pedro 3:15
• Atos 1:8

Preciso de ajuda?

100% Privado.

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

Copyright © 1Bilion.org | Privacy Policy